quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Simplicidade na decoração




[Por Maria Alice Miller]


É verdade, tenho andado muito ligada no tema da simplicidade e no enorme contraste que vejo atualmente em decoração e design de interiores. Talvez minha insistência em dizer que temos vivido um tempo onde grifes e aparências valem mais que a genuína simplicidade, conforto e bem-estar em nossas casas incomode a quem tenha uma opinião diferente, e que pense que a decoração não pode prescindir do luxo e da sofisticação para ser, de fato, decoração.


Uma sala de jantar bem simples

E para dizer a verdade já dei um curso de decoração básica onde um dos alunos me disse isso francamente, após uma exposição de slides: “para mim, algumas das imagens que você mostrou não são decoração!”

Talvez falte a essas pessoas conhecer uma frase de ninguém menos que Leonardo da Vinci, que tenho visto muito ultimamente: “A simplicidade é a sofisticação máxima”. De fato, se formos avaliar a quantidade de móveis e objetos num ambiente altamente sofisticado, elegante e muito simples veremos que é mínima.

E não falo do minimalismo e sim da escolha do que é adequado para o espaço, belo, esteticamente falando e sem sombra de dúvida, que forma um conjunto harmônico quando arrumado no ambiente. É por esta simplicidade que busco, é esta a que entendo ser fundamental, e que pode ser obtida com poucas peças e revestimentos bem escolhidos. São poucas as “palavras” (os elementos) da decoração bem feita e muito o que elas “dizem” em seu conjunto.

Convido todos a visitarem meu blog, o Casa com Design.

Até a próxima!

10 comentários:

Luciana M. Guimarães disse...

Concordo, concordo sim!!! Simplicidade é lindo!!! Bom gosto não se demonstra com exageros. Quem tem visão global sabe dos contrastes e um decorador traz a beleza e o conforto para nossos lares. As coisas rebuscadas podem muitas vezes nos atrapalhar no fator conforto. O que você prefere? Eu prefiro estar bem e feliz!!!

Marketing Digital disse...

Super gracioso...

Maria Alice Miller disse...

Olá Luciana, obrigada pelo comentário. Acredito no que você disse: para se estar bem, exageros são desnecessários.
Um abraço!

Maria Alice Miller disse...

Obrigada pelo comentário e pelo elogio Marketing Digital.
Abraços!

Badá Rock disse...

As pessoas confundem decoração com entulhação. Para mim, uma casa simples, mas com acabamento impecável, materiais de boa qualidade, e espaços livres, é muito mais bela e "decorada" que uma casa excessivamente colorida e cheia de balangandãs.
Infelizmente o consumismo faz as pessoas desejarem um monte de quinquilharias, ainda que de má qualidade.

Tradução de Texto disse...

Simples mais super gracioso!

HPLC disse...

Que graça!

Camila Proto disse...

Adorei a sua idéia de decoração envolvendo simplicidade e harmonia!!!
É tudo que venho procurando e mais um pouco.
Gostaria de entrar em contato com você Maria Alice!!!
Abraço.

Thais disse...

Achei simples sim,porém o ambiente parece super confortável,eu gostei muito desse post e achei uma graça.

Livro de Informática disse...

Adorei...