quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Decorando a casa ou o apartamento de praia



[Por Fernanda Marques]


Oi, amigas e amigos.

Estamos no Verão e este momento é bastante adequado para acertar detalhes na decoração da sua casa ou do seu apartamento no litoral. Afinal, o tempo vai estar do seu lado, caso você ainda esteja de férias.

A primeira informação é básica, mas fundamental para se lembrar: o clima muda totalmente no litoral. Tem a questão da maresia e tudo o mais. Assim, é preciso ter isso sempre em consideração no momento dos ajustes na decoração.

Vamos começar pelas cortinas. Recomendo o voil de seda como tecido para elas. É mais leve, tem transparência e, informação importante, seca rapidamente após a lavagem.

Para o mobiliário, uma dica: se os tecidos de poltronas e sofás forem permeáveis à água, procure fazer forrações com tecido náutico, que é impermeável. Na Regatta, loja de materiais náuticos, elas já vem com estampas. Algumas são muito bonitas.

Em relação aos móveis como mesas e cadeiras, prefira os que têm alumínio nos pés. Isso porque o alumínio não enferruja. Os móveis de madeira também são uma boa opção. Nesse caso, um cuidado extra é passar verniz náutico, que aumenta a durabilidade. O risco, mesmo, está nos que têm ferro, um material que enferruja mais rapidamente no litoral.

Aqui algumas fotos de um projeto que fiz no litoral e que pode servir de inspiração.



O piso. O ideal é o piso frio. Os porcenalatos estão em alta, lembre-se disso! As lajotas têm juntas próximas e ficam muito bem ajustadas. Uma excelente escolha para o piso é o mármore travertino romano bruto. Ele tem a superfície áspera, o que evita muitos escorregões. Isso é muito importante porque sempre tem gente chegando da praia ou da piscina. Se você optar por pedras no piso, é recomendável um jato de areia, anticato, exatamente para dar textura.

Na área da piscina, pode-se usar pedra e madeira, sempre estão em moda. Para a piscina em si, prefira tons claros de azul ou verde nas paredes. Isso dá clareza, mostra se a água está limpa e se não há defeitos que possam causar acidentes, como azulejos quebrados.

A iluminação, no plano ideal, deve ser incandescente. Ela imita a luz do dia. Escolha, se gostar da sugestão, o chamado “par 20”. Se a idéia é ter um pouco mais de economia, e a opção for por lâmpadas florescentes, opte pelas frias T-5 ou T-8.

Outro ponto muito importante está nos armários. Ao contrário daqui de São Paulo, onde não há problemas em eles serem fechados, no litoral esse modelo pode gerar fungos nas roupas. Por isso - e também porque o imóvel litorâneo a gente sempre usa para temporadas -, lembre-se da praticidade de prateleiras e araras, em lugar das tradicionais gavetas.

Para as áreas externas, dê asas à sua criatividade. Num projeto recente, optei por instalar uma chopeira no terraço de um apartamento, exatamente porque é ali que a família e os amigos mais ficam. Assim, para as áreas externas, quanto mais divertido, melhor. Aqui mais algumas fotos para inspirar.



Outra coisa: bambus, palhas, madeiras em geral combinam muito com o ambiente de praia. Pense nisso na hora de fazer seus retoques!

Beijos.

22 comentários:

Carotta disse...

Fernanda...simplesmente maravilhoso o seu trabalho. Parabéééns!!!

WRC

Margo disse...

O projeto está lindo! Deve ser muito gostoso acordar em um quarto com essa decoração. Onde posso ver outros? Parabens!!!

Rosana disse...

Parabéns ,Fernanda ,você sempre se supera.
Meu sonho de consumo é ,um dia ter um imóvel decorado por você.

Anônimo disse...

Cara Fernanda, tive a oportunidade de ver o bom gosto do teu projeto ao vivo e a cores no Litoral.. Simplesmente maravilhoso. Sonho com o decorado até hoje.
Márcia

Sylvana Marques disse...

Em 1° Lugar parabens pelo seu trabalho é lindo,cada dia fico mais entusiasmada e inspirada...Quero pelo menos fazer um dia algo que possa parecer...Pq seus trabalhos são realmente para nos inspirarmos....
Obrigada por dividi-lo conosco!
"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso!!!"


Desejo a amiga um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO e que 2009 seja um ano de realizações, paz, felicidades e principalmente muitoo AMOR!!!

É o que eu desejo de todo coração

Bjs, Syl

Anônimo disse...

Hola Fernanda:
Primero te pido disculpas por escribirte en español pues mi portugués escrito no es tan bueno como el hablado, jajaja, bien estaba yo buscando en algún sitio de internet un modelo de fachada para mi casa, quería algo rústico pero impactante cuando sin querer termine entrando en tu site, que cosas maravillosas, que fotos lindas, que buen gusto tienes, no pude dejar de leer tus comentarios que solo enriquecen más la forma de pensar en relación a la decoración, "FELICIDADES" por tanto talento, ahora sé donde encontrar muy buenas "DICAS", muchas gracias por tu ayuda indirecta pero presente en las opciones de ideas para renovar los ambientes.
Abrazos
Mónica

luisftn disse...

Belo appê decorado por construtora!!!
Onde estão os trabalhos de pessoas noemais???
Parabens pelo trabalo!!

Imóveis Santos disse...

Os tons escolhidos combinam muito com praia, luz e etc.
Parabéns!!!

att,

Imóveis Santos

Anônimo disse...

Olá, são maravilhosos os ambientes montados por excelentes profissionais como vcs, mas gostaria de ver ambientes de classe média, como aptos e casas e que não tenham muitos recursos, dando idéias para que possamos montar algo aconchegantes em nossos lares.

Obrigado
Adriana

Anônimo disse...

Olá Fernanda, adorei seu projeto, adorei este blog, seu trabalho é maravilhoso!
Gostaria de tirar uma dúvida com vc. Tenho uma casa em que passo os finais de semana, ela fica maior parte do tempo fechada. Vc teria uma solução pratica e não muito cara para acabar com rachaduras na parede.
Obrigada pela atenção e mais uma vez parabéns.
Érika

Andre Monte disse...

Olá Fernanda,

Parabéns pelo projeto, muito bom gosto!! Realmente é inspirador!
Adoro seu trabalho...

Abraços,

André

Leticia disse...

Fernanda, muito bonito o apartamento. Mas o meu é menor e um pouco mais simples, o que vc sugere para a decoração de apartamentos pequenos para ficarem leves e personalizados?
Leticia
lgcalves@yahoo.com.br

Abcam disse...

Nossa que ambiente chiquérrimo e aconchegante,amei os espaços e a decoação,são de arrasar....

Pisos Pintura disse...

Que super tudo essa decoração,amei ficou bem elegante e muito aconchegante....

Publicidade na Internet disse...

A decoração está mais que perfeita,fiquei maravilhada com a sofisticação e a modernidade de cada objeto....

Cortina Infantil disse...

Nossa a decoração ficou divina,muito elegante,super chique e aconchegante...

HPLC disse...

Sem comentários,fiquei encantada com a cada detalhe da decoração...

Cortina Infantil disse...

Que chique!

Plano de Marketing disse...

Chiquérrimo!tudo muito lindo.

Livro de Informática disse...

Espetacular toda essa decoração...

Gestão Empresarial disse...

Chiquérrimo...

Thais disse...

Que luxo,tudo muito elegante.