terça-feira, 21 de outubro de 2008

Idéias de iluminação para a sala



[Por Fernanda Marques]


Olá, amigas e amigos!

Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre a importância de um bom projeto luminotécnico para as residências. Afinal, se há um elemento capaz de mudar a atmosfera de um ambiente, para o bem ou para o mal, esse elemento é a luz.

Em atenção à melhor maneira de aproveitar todos os lugares de uma residência, projetos diferenciados fazem todo o sentido. Assim, a sala merece um tipo de iluminação, o escritório outro, a varanda, os quartos, a cozinha, o banheiro etc. Como o assunto é muito extenso, hoje vou fazer algumas considerações sobre a sala, ok?

É a área central da casa, onde muita coisa acontece. O projeto luminotécnico vai depender um pouco da planta. Se a sala for em "L", pode-se ousar mais. Se for pequena, menos.

Caso seja grande (mais de 30 metros quadrados), aí dá para fazer muita coisa, com elementos mais cenográficos para um cantinho especial, mais iluminado para o setor coletivo.

Tudo vai depender do partido a tomar. Isto é, o que você quer da sua sala: um ambiente mais espontâneo, alegre, ou mais intimista, recatado? Com a luz, é possível ter as duas coisas, dependendo dos botões a apertar.

Há dois tipos de iluminação: a natural – que vem do sol - e a artificial, que conseguimos por meio do uso de lâmpadas, luminárias e abajures .

Luminária de design pode enriquecer a decoração - Edu Girão.

Na sala, mesmo os ambientes mais enxutos podem ser privilegiados com o uso correto da iluminação. Cortinas, por exemplo, ajudam a atenuar a luz do sol; à noite, podemos fazer uso de sancas iluminadas nas cortinas (aquelas pequenas aberturas no forro de gesso, onde fixamos o trilho da cortina ), que proporcionam um efeito muito bonito.

Dependendo do seu estilo de vida, a sala pode adquirir uma iluminação muito peculiar. Às vezes temos o lugar de assistir TV, do estar e do jantar no mesmo ambiente. Nesses casos, o ideal é criar possibilidades de separação para os pontos que podem ser iluminados. Por exemplo: você pode ligar as luzes da sala de estar, de jantar ou da estante (no caso de você ter a TV na sala) separadamente ou todas ao mesmo tempo. E para aumentar a versatilidade, é importante ter tomadas para abajures e luminárias avulsas.

Quando se assiste à TV, o ideal é que o ambiente fique mais aconchegante, com uma iluminação menos intensa, que interfira menos no contraste e nas cores da imagem.

Ambiente da TV com iluminação mais branda, privilegiando a imagem - Celia Weiss.

No jantar, algumas pessoas preferem ter à mesa os pratos e copos (principalmente se forem de cristal!) bem iluminados.

Iluminação sobre a mesa de jantar, destacando cristais, vidros, e produção da mesa - Edu Girão.

Agora, quando se recebe visitas, o ideal é que o tipo de iluminação varie conforme a ocasião. Num momento mais íntimo, podemos apagar todas as luzes e fazer uso de abajures com iluminação amena. Em outra ocasião, podemos preferir o ambiente mais claro, mais nítido.

Iluminação mais intimista, com auxílio de abajures e luminárias - Cristian Parente.

Como vocês podem ver, há inúmeros recursos. Até mesmo um simples abajur, ou uma pequena luminária, podem melhorar e incrementar sua sala!

Até a próxima!

15 comentários:

Marcela disse...

Ótimas dicas, obrigada!

Ludmilla disse...

Amei esta sala de jantar estou em dúvida em muitas coisas pois estou com meu apartamento em fase de colocação pisos, em seguida vem armarios, gostaria de ajuda se possível e amei d+ o seu trabalho

Anônimo disse...

oi amei sua decorção mas fiquei em duvida o que foi usada nessa parede escura vc pode me exclarecer?

escobar disse...

Olá! adorei as dicas de iluminação, gostaria de saber meu apartamento não tem varanda somente janela de +/- 1,20x1,20, qual o tipo de persiana ou cortina c/ sancas eu poderia estar usando para decorar minha sala que é pequena. ficarei muito grata se poder me ajudar.
parabéns pelo seu trabalho.
abç
rosana

Fabiano disse...

Estas dicas de iluminação são ótimas, mas tenho uma dúvida. Estou pensando em comprar um lustre parecido com este da penúltima foto (com bolas de cristais) para minha sala de jantar que tem uma mesa retangular de 8 cadeiras de 2,2m x 1,1m com tampo de vidro. Você acharia que a incidência de luz no vidro causaria ofuscamento?

Marcia disse...

Adorei as dicas. Você poderia informar onde posso encontrar a poltrona branca acima (primeira foto)?
Obrigada,
Marcia

Pisos Pintura disse...

São perfeitas,além de dar um toque de elegância são super modernas e sofisticadas.

Publicidade na Internet disse...

Lindíssimos...

Cortina Infantil disse...

Amei,super modernos...

Santa Cruz disse...

Adooorei as idéias,são graciosas...

Livro de Informática disse...

Super bacana!

Gestão em RH disse...

Super lindo,amei...

Thais disse...

Isso sim que é conforto em!

NEUZIMAR disse...

ola!sou dorinha moro em maresias estou mexendo em minha casa, são dois quartos, uma suite, e uma cosinha, separada da casa, e uma sala qui era para ser um ral de entrada,ia construir em sima mas desiste, tenho menino e menina,gostaria de dicas e de conversar com vcs, beijos e obrigada

Eletrochavbe disse...

Seção Quebra-Galho: Aprenda já e de graça a consertar fechaduras e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br