terça-feira, 10 de junho de 2008

O preto e branco na decoração



[Por Luis Navarro]


Olá, pessoal!

Hoje respondo a um comentário da leitora Daniele Ghidini:

"Gostaria de dicas sobre como decorar ambientes com preto e branco, evitando que fique cansativo. Adoro essa combinaçao de cores!"

Danielle, sou meio suspeito para falar de preto e branco. Gosto muito dessa combinação.

O preto e branco foi muito usado na década de 1980. Depois ficou um bom tempo no limbo, meio esquecido.

O preto e branco cria um equilíbrio de maneira simples e sofisticada, que eu particularmente gosto de quebrar usando tons de madeira.

Este ambiente abaixo é de uma cobertura no Morumbi.



Na minha opinião, o segredo para não deixar o ambiente cansativo está justamente no equilíbrio e na inserção de um ou outro elemento para quebrar a regularidade dos tons.

Eu gosto muito quando os clientes têm a cabeça aberta e aceitam projetos diferenciados como esse.

Espero que vocês também gostem.

Até a próxima!

19 comentários:

Andrea disse...

Tb sempre tive dificuldades em lidar com preto e branco, mas esse amviente que vc criou ficou ótimo! Vou tentar usar as ideias!

Naius disse...

Querido Luiz achei lindo esse ambiente na fot!
Amo P&B, tanto que queria colocar um quadriculado, estilo tabuleiro de xadrez para meu piso, o que acha?
Acha que vai ficar muito cansativo?
Grata
Suian

fernanda1908 disse...

Luiz, será que pode me ajudar? Estou redecorando a minha sala e já coloquei na sala de jantar uma mesa cromada com cadeiras de korino branco e pés cromados e um aparador tb cromado. Na sala de estar um sofá de korino preto, 2 cadeiras decorativas brancas com pés cromados, um tapete com cor predominante preta com círculos com detalhes marfim e bege. Quero agora comprar 2 puffs pretos para colocar embaixo do aparador, um outro tapete abaixo da mesa, um home branco para a TV. A parede atrás do aparador é texturizada e está na cor amarela bem forte (seguia a outra decoração). Que outra cor sugere? Como deve ser o tapete abaixo da mesa, que cores podem ter as almofadas do sofá e cortina? Se tiver outra dica ou opinião, será bem-vinda! Lembrado que minha sala é retangular. Agradeço muitíssimo!

fernanda1908 disse...

Ah! Meu e-mail é fernanda1908@yahoo.com ;)

Anônimo disse...

Luiz, amo preto e branco e estou decorando minha sala nessas cores. Vc acha possivel usar tapete de couro de boi preto com cadeiras de fibra arrojadas com pés cromados e estofados pretos? E a cor do sofá? Aguardo sua opinião! Um abraço e obrigada!

Anônimo disse...

Ah! Meu nome é Haus e meu e-mail é consucred.bmg@gmail.com

Luis Navarro disse...

Haus, boa tarde!

Como você pode imaginar, para fazer um projeto de decoração, necessito de vários itens e informações sobre o ambiente, como: iluminação, cor de paredes, luz natural, tamanho do ambiente e design das peças.

Mesmo assim, vamos ver se posso te ajudar. A princípio, não há nada de errado com essas combinações que você me passou. Penso que o sofá pode ser preto, também. Mas tente suavizar com branco nas mesas laterais, nos aparadores e na mesa de centro.

Daniele Ghidini disse...

Muito obrigada pela resposta!
Bom saber que não sou a única que adora essa combinação!

CINARA disse...

querido LUIS PRETO PRA MIM SO EM ENTERRO, MAIS ESSA AI COM CERTEZA FICOU UMA BELEZURA FARIA AQUI EM CASA COM MUITA SATISFAÇAO BEIJAO

Raphael Araujo disse...

Eu comprei um apartamento e gostaria de fazer algo preto e branco, minha dúvida é quanto ao piso, neste caso o que vc me indica:Granito, porcelanato ou marmore??
Por acaso ficaria bom algo claro com os rodapés pretos?

Obrigado

Raphael Araujo

Anônimo disse...

olha so ainda não tenho nada na minha casa vou comprar, so que ganhei um bi-cama preto e branco como arrumo minha casa? me ajude

localizar vazamento disse...

Essas são as minhas cores favoritas mais nunca pensei em usa-las em decoração para casa,mais vendo essas achem espetacular.

Abcam disse...

Sem dúvidas essas duas cores na minha opinião formam uma dupla linda,são as minhas favoritas e amei a decoração....

Fernanda disse...

eu gosto muito de preto e branco. Meu apartamento é decorado com algumas peças em preto contraste com a parede branca...
Na cozinha, talheres e acessórios seguem o mesmo conceito.

parabéns pelo blog!
bjo!
Fe

Gestão Empresarial disse...

Perfeitos,são minhas cores preferidas...

Cortina Infantil disse...

Especialmente lindo!As cores são perfeitas...

Modelos Cortinas disse...

Que lindo!

Gis Matos disse...

Olá, meu nome é gislene e o meu problema é o mesmo: decoração da sala em preto e branco. Me casei a pouco tempo e meu enchoval de cozinha é todo preto, branco e inox. A sala se funde a cozinha (cozinha americana) as medidas são: Sala 3,50/5,00 - Cozinha 3,50/3,20. Meu sofá , balcão e ilha tambem são pretos. Meu problema é que meu marido quer uma cor chamada "Maré noturna" da coral( é um azul que parece verde) na varanda e me disseram que a cor da sala tem que ter alguma coisa a ver com a cor de fora, ja que as janelas tambem fazem as vezes de quadro decorativo. Gostaria de uma dica de como poderia encaixar a vontade do meu esposo e o meu enxoval.Se quizer eu envio o dezenho do ambiente p vc. Gostaria muito da sua ajuda!

Anônimo disse...

Meu Achei muito lindo nuam sou casada neem tenho minha propria casa maas quando tiver pode ter certeza q ira ser toda preta e branca muita gente fala q por ser corinthiana maas eu naum acho nada a ver eu acho a conbinação de preto e branco UM MAXIMO AMEI \o/