sexta-feira, 23 de maio de 2008

Decoração em ambientes pequenos



[Por Luis Navarro]


Sempre recebo perguntas sobre como decorar ambientes pequenos.

São dúvidas sobre aquele living do apartamento compacto, aquele "canto complicado" da casa (e toda casa tem o seu) ou aquele banheiro minúsculo.

Esses ambientes menores merecem mesmo um cuidado especial.

Veja só algumas dicas (ainda há muitas outras) que podem ajudar.

- Não use muitos itens de mobiliário. Tente apegar-se ao essencial (como no caso do ambiente abaixo, que não é meu, mas que ilustra muito bem esse conceito).


- Evite as cores escuras para não deixar o ambiente ainda menor.

- Nas paredes, opte por quadros retangulares dispostos na horizontal (nunca na vertical).

- Evite luminárias de piso, que podem comprometer a dimensão do ambiente.

- Espelhos, desde que nos ambientes certos, são uma boa jogada para melhorar a impressão de espaço.

Em caso de dúvidas, a ajuda de um profissional é sempre muito benéfica. Pequenos espaços exigem grandes idéias.

Abraços e até a próxima!

50 comentários:

Aline disse...

Realmente um desafio decorar esses ambientes menores Luis.

Mas é algo inevitável, neh? Mesmo grandes casas possuem espaços pequenos.

Daniele disse...

Luis Navarro
Tenho um apartamento pequeno (49m²) e você diz para evitar cores escuras, pensei em colocar porcelanato preto 60x60 na cozinha, acha que da impressão de menor?

Obrigada

Luis Navarro disse...

Bom, cada caso é um caso. Adoro piso preto, mas realmente vai fechar um pouco o ambiente. Você pode contornar isso optando por cores claras nos móveis e paredes. Pode abusar do vidro que vai ficar mais leve, também.

Daniele disse...

Obrigada pela dica!
Vou optar pelo piso claro mesmo!

Quando custa em média um decorador?

Rafaella disse...

Ola!
gostaria de uma DICA se possivel!
pois tenho uma quarto muito pequeno onde tem lugar para o meu guarda-roupa de casal e a minha cama de solteiro (que sobra um espaço para outra cama) dai estou querendo reforma-lo,comprar uma cama de casal uma TV estante e ou prateleira e pintar,so que nao sei como vou fazer para colocar tudo no seu lugar e que nao fique apertado!
quero uma DICA de como eu poderia fazer tudo isso..ficando bem lindo e jovem! pois vai ser o meu presente de 18 anos(rsrsrs)

desde entao Muito obrigado!
espero sua resposta!
Beijos
Rafaella Cinthia!
:*

setembro disse...

Boa noite, gostaria de uma dica para rvestimento de um balcão de bar, meu balcão tem 9m de comprimento por 60cm de largura, ele é feito com tijolos de demolição, tijolos antigos e grandes o ambiente é bem rustico, oque devo usar para revestir o tampo, não gostaria de usar madeira, pois o custo fica muito elevado e o formato do balcão é de meia lua, talvez uma pedra... aguardo resposta. meu e-mail setembroag@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Luiz!
Comprei um ap bem pequeno, e gostaria de dicas p/ pintura e objtetos decorativos, vc pode me dar essa forsinha?
meu e-mail é jady.abda@hotmail.com

Obrigada,
Jadna Abda
Fortaleza-CE

Adriana disse...

Gostei muito do que escreveu, estava navegando para ter idéias de decoração e de repente me deparei com o Blog, já adicionei aos meus favoritos, e no que diz respeito à ambientes pequenos eu me interesso, pois meu apartamento é bem pequeno, estou reformando e quero deixá-lo muito aconchegante, eu adorei sua dica dos quadros!!!

Tati Frade disse...

gostaria de receber um decorador de ambientes pequenos, meu sonho é ter minha casa como um modelo decorado de apt,

Anônimo disse...

Tenho uma missão impossível!!!
Decorar meu ap. de 34 mts!!!!
Quanto custa em média o trabalho de um decorador?
Obrigada

Fernanda disse...

Eu estou sofrendo bastante, tentando dar uma cara nova ao meu quarto. Ele é muito pequeno e eu adoro cores vibrantes e adoro misturar coisas românticas e vintage com modernas, mas tudo que eu experimento está ficando over. Alguma sugestão de móveis vintage e cores vibrantes possíveis?

Abraço,
Fernanda
(pinhfernanda@gmail.com)

Anônimo disse...

Fernanda,
Gosta de cores vibrantes? Então vibre bastante e positivamente pra conseguir um quarto maior. Cores vibrantes, misturando objetos vintage com coisas modernas num cubículo vão dar sempre a impressão de algo over. Decorador não é santo milagreiro... hehehe

Luis Navarro disse...

Fernanda, boa tarde!

Realmente, misturar épocas e tendências é muito complicado, até mesmo para profissionais.

Como trabalho na área, tenho a possibilidade de pegar as peças em cada loja e sentir o equilíbrio do ambiente. Nem todas as pessoas têm essa possibilidade, o que torna a tarefa mais árdua.

Tente entrar com peças contemporâneas nos móveis e ousar no abajour, nos espelhos trabalhados e em algumas peças de decoração.

Uma dica fácil e simples: disponha o quarto de maneira que vc acha que vai ficar legal. Fecha a porta e volte depois de uma hora. Abra a porta e sinta as reações que você tem.

Se uma peça está te chamando muito a atenção de maneira não equilibrada ou de forma não harmoniosa, não force a barra, por mais que você ame a peça.

O equilibrio e harmonia são o melhor caminho para um bom espaço.

Boa Sorte!

Anônimo disse...

queria saber quanto mais ou menos e o gasto da decoração???
e que cor clara usar???
obrigadaaa!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ola?
Vou casar em dezembro e
Gostaria de uma ajuda na decoraçao da sala do meu apt. Ela é retangular com uma janela. veja o esquema.. onde esta a letra P é a porta e J a janela. Adoro as cores laranja com verde. Me ajude nao sei se compro um sofa verde com cortina laranja e um tapete marron... ai ai ai me ajude.... Obrigada....

- P --------
| J
| |
| |
------------

Anônimo disse...

Eu tenho um quarto muito pequeno, não posso mudar nada. Gostaria de uma dicas para que o quarto parece se maior.

Obrigada =D

Anônimo disse...

Oi luiz!Estou comprando um ap.super pequeno mas tem 2 qtos,sala,cozinha e lavanderia juntos gostaria de ter dicas de como decorar sem gastar muito,gostaria de colocar armários embudidos na cozinha e quarto o que me diz. desde já obrigada.abraços

adrianolimpio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
adrianolimpio disse...

Olá,

Tenho um ap pequeno (56m), estou pensando em colocar um piso laminado preto (Vintage Ébano da Durafloor) nos quartos e na sala. Seria isso muita audácia? Tem alguma restrição? Por exemplo, tenho que fazer algo diferente no banheiro e na cozinha por conta disso ou independe?

Grato.

Anônimo disse...

Achei muito interessante e interativo, os artigos são esclarecedores e sinalizadores de tendencias,ferramneta vital
na minha area de atuação(artes Plásticas telas) na qualnecessito orientar-me
para q a linha de produtos valorize a criação de ambientes.
Visite nosso blog: saaravitalliartes.blogspot.com

Denise, Cuiabá/MT disse...

Olá Luis.

Desculpe-me a intromissão, pois sei que não estão falando sobre esse assunto, mas preciso me orientar com algum profissional, por isso, a liberdade em postar aqui.

Estou terminando a obra de minha casa nova em um belo condomínio e preciso usar ventilador de teto nos quartos de minhas filhas de 9 e 7 anos. A de 9 quer um quarto mais romântico, a de 7 um quarto de menininha mas moderno.

O problema é que NÃO GOSTO desta peça e mais horror ainda aqueles que tem luminária com flores...

* Afinal, existe algum ''v de t'' que seja bonito?

* Já que pretendo fazer uma casa elegante, existe meio de deixar um quarto bonito usando isso?

* A minha vontade era colocar uma bela luminária ou pendente, mas.... como não será possível, tem como usar outro tipo de iluminação que deixe os quartos chiques, elegantes? Como combinar?

Tive um desentendimento com meu arquiteto/decorador e não posso gastar contratando outro.

P.S. Os 2 quartos tem as dimensões: 9m2 e outro de 11m2
(Não defini ainda onde será colocado nenhum móvel)

Agradeço muito se puder me ajudar/orientar.

Aproveito para desejar um 2009 repleto de harmonia, paz, amor, saúde e Deus no coração.

Viviane Maia disse...

Olá, minha dúvida é sobre o REVESTIMENTO: DO BANHEIRO-na parede o ideal para ALONGAR o ambiente, USANDO REVESTIMENTO RETANGULAR, seria NA HORIZONTAL ou VERTICAL? E COZINHA também? O PISO NA DIAGONAL valoriza ou diminui o ambiente? Ah e o rodapé são melhores os escuros ou claros?
Quero valorizar meus ambientes minúsculos meu banheiro tem 3m².Aguardo resposta ansiosamente.

Anônimo disse...

Olá ... Adorei suas dicas, mas estou querendo sua opiniao a respeito de um guarto de casal, tenho uma colcha maravilhosa vermelha e eu adoro vermelho, e gortaria de saber que cor uso em uma das paredes para dar um visual sofisticado. As outras paredes são brancas e onde coloco essa nova cor? na parede da cabeceira da cama ou em frente? me ajude por favor. Obrigada

Anônimo disse...

Olá.....
Estou trabalhando com peças de decoração em uma loja e gostaria que me indicasse um curso ou uma feira de decoração de ambientes que eu pudesse participar e ficar por dentro do que está usando...
obrigada

Eduardo Oliveira disse...

Ola Amigos somos um casal jovem e gostariamos de decorar nossa sala, mas ela é pequena, gostaria de uma dica de como decorar para ficar com um ar mais moderno e nao gastar mto, tenho fotos da sala, para caso alguem queira dar uma ajudinha!
Um grande abraço a todos

cessaia disse...

Olá...
Acabamos de comprar uma casa e estou com uma ? de todo tamanho para decorar a sala. Tenho 1 sofá de 2 lug de chenille com pés em inox, na cor mel, 2 puff's listrados, um chiffonier em imbuia, 1 mesa de canto redonda, 1 mesa em imbuia c/ 6 assentos em chenile bordado com jaccar. Quadros, uma adega climatizada que pretendo coloca-la em algum lugar junto com as bebidas. Gostaria de opnião sobre como dispor estes móveis, visto que estou querendo comprar 1 aparador, eliminar os puff's e colocar poltronas e 1 mesa de centro....me passe uma orientação básica se puder....
Ah! As cortinas são de voil branco até o chão.
metragem: sala retângular com 3.45 mts de largura e 6.60 mts comprimento.
obrigada

Jaqueline disse...

Boa tarde
Estou "terminando" uma reforma em um apartamento (novo) de 50Mt² q vou pegar agora no final de Março. Como vou me casar em "dezembro", tenho pouco tempo p/ correr com os detalhes finais!
1° Mandei arrancar todo o piso frio e colocar um porcelanato (areia) em todos os comodos. Assim como os azulejos tb foram trocados por um modelo + largo na cor branca/fosco (Banheiro/Cozinha).
2° A cozinha que éra estilo "americana". Refiz com um passa-prato em pedra de Granito na cor Branco Itaúnas estilo meia-lua "boleado".
3° Como o banheiro não vai servir apenas como lavabo, tb fiz a pia em granito "branco itaúnas" (ambaixo vai um armário). A pedra termina em cima do vaso sanitário como se fosse uma prateleira. Tb usei o branco itaúnas no batente e na soleira p/ box.
4° Pra dar um ar "despojado" coloquei um rodapé de madeira (pintado de branco). A intenção é parecer que o piso está "flutuando"!
5° Como o ambiente é pequeno, nada de sanca aberta ou fechada, vitral ou sei + lá o quê! Optei por algo simples e aconchegante, a famosa: Tabica!
6° P/ área de serviço (lavanderia, coloquei 1 porta camarão em vitral, c/ veneziana embaixo (em caso de vazamento de gáz) e usei o mesmo modelo em cima (estética). Com não coloquei porta na entrada da cozinha (falta de espaço), optei por um batente de passagem!
** Bom, nada melhor que 1 BOA porta não é mesmo! Achei melhor deixar os 2 quartos, o banheiro e a porta de entrada "convencional" (maciça). Troquei apenas as guarnições!

Bom gente acho que é isso... Gostaria de receber algumas idéias com relação a cores, quadros e espelhos!!
Muitos bjs e adorei o site
Aguardo um retorno
Meu e-mail:
financeiro@brasparparafusos.com.br

Laurinha disse...

Olá...
Meu nome é Ester, estou querendo decorar meu quarto que é um pouco pequeno, mais eu queria em um estilo japones...
Se alguem ai tiver alguma ideia de como posso decorar aki esta meu e-mail:
teteca.13@hotmail.com
Muito obrigada!!

Angela disse...

Oi! tenho um quarto pequeno, ele tem 2,40m de largura e 3,15m de comprimento.
Ele é rosa claro(todo, queria uma dica para outra cor). Nele eu tenho uma cama, uma escrivaninha (branco e tabaco) e um guarda-roupa (branco). Queria ajuda pra poder redecorar-lo sem gastar muito...

Angela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
localizar vazamento disse...

Que graça,realmente muito bem planejado e muito bem ocupado cada espaço.Ficou ótimo.

teste disse...

Muito bom o artigo!
Gostaria de uma dica sobre piso em um apartamento de 73m2 com sala/cozinha integrados.
O que é mais indicado para os ambientes sala/cozinha, quartos, banheiros e varanda. Gostaria muito de usar porcelanato, porém gostaria de saber o que é mais adequado, ambientes iguais ou diferentes? E quanto ao tamanho, 40, 60 ou 90; quadrado ou retangular?

Produtos Químicos disse...

Que cantinho agradável para refletir,ou ler um bom livro...

Gestão Empresarial disse...

Ficou super gracioso!!!

Marketing Digital disse...

Amei a estante de livros ficou bem bacana!

Modelos Cortinas disse...

Amei o detalhe da estante com os livros...

Anderson disse...

Bom dia eu tenho uma sala de 3 x 8 metros e estou querendo colocar porcelanato preto e branco que dica vc me daria? Xadres, faixas..

Andreia Duarte disse...

Olá! tenho uma pequena sala de jantar (3x3)separada à sala de estar por uma escada. Nesta sala, em uma parede mais p/ a diagonal, há uma porta de entrada; em frente à esta porta, há uma janela (1,5 x 1,5); na parede ao lado esquerdo desta janela, existe uma porta (no canto) que dá acesso à cozinha. A parede q fica ao lado direito da janela, é vazia.
Este espaço me enlouquece, pq não abro mão de uma mesa, com, "pelo menos", 06 cadeiras ou "08" para reuniões familiares. Já pensei em encostar um lado da mesa à parede (como em partamento pequenos), mas acho q fica estranho pq não alinharia/centralizaria com a janela, nem com o lustre


O q ficaria melhor neste espaço? Uma Mesa quadrada, retangular ou redonda? Ah! mas q dê p/ acomodar muita gente (rs)

Tô querendo muito??? Desde já, obrigada.

Jacqueline disse...

Olá, compramos um apto de 45 m, sala simples com cozinha americana, você poderia me informar se é melhor mesa de jantar redonda ou quadrada? Obrigada.
atelierjacqueline@yahoo.com.br

Régis disse...

Bom dia!
Adorei este blog e gostaria de uma dica se possivel, tenho um apartamento pequeno na Zona Norte de São Paulo, 46 m2, e vou reformá-lo, não tenho muita verba para fazer uma big reforma, quero fazer algo de bom gosto e com um custo baixo. A minha dúvida é a seguinte, posso usar o mesmo piso na cozinha, sala e quarto? Ou o piso da cozinha necessariamente deve ser diferente dos outros ambientes? Se puder me esclarecer esta dúvida ficarei muito grato.

Abraços
Régis

Régis disse...

Meu email é regis.massoterapeuta@gmail.com

Vanderleia disse...

ola, estou terminando uma reforma, onde tirei uma parede que divida a sala de estar da de Jantar, para criar um ambiente maior, o detalhe é que eu gosto de moveis mais rusticos e antigos, e minha mâe ama a modernidade, pergunta: posso juntar os dois? por exemplo, na sala de jantar pensamos numa mesa rustica com madeira de demolição e grandes bancos, com almofadinhas baixas no assento, coloridinhas(com listras, ou flores),e na sala de estar, eu já tenho um sofa de canto, com linhas retas, (bem quadrado, moderno) um aparador estilo luiz XV, restaurado, com patina, e uma cadeira tbem estilosa e antiga(no estilo do aparador)...pode ficar bom??? ou vc acha q vai ficar muito destonante???

Anônimo disse...

Gente preciso urgente de uma dica, tenho um quarto em um sitio ele tem 3,5 por 3,0 preciso colocar nele cama de casal, e tenho duas crianças para dormir lá tbem, é só para temporada, e tem lógico sempre uma amiguinha……..como posso decorar? preciso tbem de lugar para guardar cobertores e etc…, é muito pequeno e não to conseguindo achar uma forma em que as coisas não fiquem amontoadas. Desde já agradeço.
Adriana

Anônimo disse...

Gente preciso urgente de uma dica, tenho um quarto em um sitio ele tem 3,5 por 3,0 preciso colocar nele cama de casal, e tenho duas crianças para dormir lá tbem, é só para temporada, e tem lógico sempre uma amiguinha……..como posso decorar? preciso tbem de lugar para guardar cobertores e etc…, é muito pequeno e não to conseguindo achar uma forma em que as coisas não fiquem amontoadas. Desde já agradeço.
Adriana

Anônimo disse...

Gente preciso urgente de uma dica, tenho um quarto em um sitio ele tem 3,5 por 3,0 preciso colocar nele cama de casal, e tenho duas crianças para dormir lá tbem, é só para temporada, e tem lógico sempre uma amiguinha……..como posso decorar? preciso tbem de lugar para guardar cobertores e etc…, é muito pequeno e não to conseguindo achar uma forma em que as coisas não fiquem amontoadas. Desde já agradeço.
Adriana
adriana.marioto@ig.com.br

sheila disse...

olá...eu presciso de uma dica de cores e objetos de decoração para uma loja de noivas, quero abrir uma loja diferente que seja ousada , que dica,poderia me ajudar?
desde já obrigada!!!

Fernanda disse...

Eu e o meu noivo compramos um apartamento, ele só tem um problema ele não tem espaço para lavanderia além de possuir uma cozinha muito pequena, e como este imóvel é antigo a cozinha não é retangular , ou quadrada, ela é meio em L.
Como faço para unir cozinha com lavanderia?

Paty disse...

Luis, estou planejando meu casamento e estamos comprando um mini -apartamento! rs... São 30m² disposto da seguinte forma cozinha americana/lavanderia retangular, sala, uma suíte. Vamos abrir uma porta do banheiro para o "corredor". Devemos fechar a porta que dá para o quarto? E como decoramos um apartamento tão pequeno??

Obrigada

Fran disse...

Fran,
Compramos um apto de 46mts² e já pensei muito em qual piso colocar, definimos que a cozinha e o banheiro colocaremos o piso porcelanato preto ( com brilho) o restante do apto. pensamos na cor clara, mas, só de pensar no rejunte começando a escurecer, devido ao vai e vem e considerando que tenho um bichinho que não é tão educado, pensamos em colocar preto no apto inteiro e "quebrar" a escuridão do piso com tapetes claros, móveis igualmente claro. Abusaríamos da iluminação e do espelho na medida. O que acham??? Me ajudem!!! Grata,

Suzi disse...

Olá Luis!
Parabéns pelo blog. Bom tenho uma sala retangular e pequena não utilizei nada nas paredes para não errar, porém vi seu comentário e tirou umas dúvidas que eu tinha, estou com uma dúvida. Quero colocar um espellho para ampliar o ambiente na parede aonde fica uma mesa de 4 lugares com tampão de vidro redondo, o que vc sugere?
Abraços